Burguer King trolla Google em campanha para o Whopper

Burguer King trolla Google em campanha para o Whopper

Burguer King lança sua campanha publicitária “Whopper conectado” para divulgar o hambúrguer através do uso “não autorizado” do reconhecimento de voz do Google. Com vídeo de 15 segundos, a rede de fast-food disseminou sua ação nos canais de mídias sociais e emissoras de TV dos Estados Unidos.

No comercial, o personagem do atendente da Burguer King explica que um comercial tão rápido é insuficiente para explicar todos os ingredientes do Whopper. Daí, surge a ideia de perguntar: “Ok, Google, What´s the Whopper Burger?” ou “O que é o hambúrguer Whopper?”

A resposta vem dos dispositivos configurados para receber comando de voz e que estiverem próximos do som emitido pelo vídeo. Ou seja, pode ser um pc, um smartphone, um tablet ou a própria TV.

A questão é que o Google foi trollado, uma vez que essa empresa não participou da concepção da campanha. E por intermédio de sua tecnologia, Burguer King “expandiu” seu comercial e atraiu atenção dos usuários – para o bem ou para o mal.

A sensação de que outras vozes podem comandar seu dispositivo pode gerar descontentamento entre os usuários. Além disso, há indícios de que a Wikipedia foi especialmente editada pela equipe de Marketing de Burguer King para melhor complementar a ação. Por sinal, o site The Verge informou que, após disseminação do comercial, Google bloqueou as respostas ao questionamento sobre “O que é Whopper” e Wikipedia reverteu seu descritivo para texto anterior, além de bloquear edição.

A trollagem que garantiu repercussão e permitiu Burguer King surfar com a tecnologia alheia, poderia trazer outros transtornos que vão além da irritação dos usuários: a constante atualização do texto na Wikipedia seria um risco iminente. E que poderia, inclusive, ser utilizada pelos concorrentes. Mas não foi. Criatividade aliada da oportunidade. Gerou repercussão e garantirá muitos debates sobre o uso desses recursos sem permissão e a fragilidade proporcionada pela internet das coisas.

Recomendado para você:

Ri Happy lança campanha assinada pela WMcCann

Notícias Falsas, uma luta de Facebook e Google

Preta Gil no Bob´s com hambúrguer artesanal

 

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet TatuPet traz ofertas …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.