Notícias Falsas, uma luta de Facebook e Google

Notícias Falsas, uma luta de Facebook e Google

Notícias Falsas, uma luta de Facebook e Google

Notícias Falsas Facebook e Google lutam contra Notícias Falsas através de novos mecanismos e desenvolvimento de parcerias. Preocupadas com a reputação de suas marcas, a credibilidade junto aos usuários e as oportunidades de negócios com anunciantes e indústria jornalística, uma nova fase se inicia entre os gigantes de tecnologia.

Embora a atuação para minimizar a disseminação de notícias falsas sejam práticas recorrentes, novas ações têm sido realizadas para obliterar esses movimentos antiéticos na rede, indo além da remoção de conteúdos. No início deste mês de abril, Google divulgou o lançamento de uma nova ferramenta, em fase de implementação.

Nomeado como “Fact Checks”, o desenvolvimento abrirá para instituições associadas uma janela para verificação suplementar da veracidade das publicações mais procuradas. Para o internauta, abaixo da notícia será possível visualizar a atribuição da informação, que vai desde provavelmente verdadeira à falsa, além da referência ao responsável pela checagem.

Screenshot_11

Adicionalmente, Facebook também acaba de declarar a unificação de esforços com instituições como Fundação Ford, Fundação John S e James L. Knight, AppNexus, Mozilla e Tow Foundation, dentre outras, para fundar entidade em prol da integridade das notícias. Global Consortium, que  será gerido pela Graduate School of Journalism CUNY e patrocinado pela Escola Tow-Knight – Center for Entrepreneurial Journalism, será fonte para financiamento de pesquisas, projetos e congressos.

Com a intenção de apoiar a sociedade nas avaliações sobre os conteúdos disseminados, a missão do Global Consortium é ainda mais desafiadora ao aprimorar o julgamento das pessoas em relação ao que é noticiado na internet, e como consequência, aumentar o índice de confiança no jornalismo. Como parte do Projeto de Jornalismo do Facebook, a ação possui fundamento socioeducativo, baseado no media literacy, para auxiliar as pessoas a discernirem e avaliarem os conteúdos pelos quais são impactadas, reduzindo o compartilhamento de notícias falsas.

Muito além da preocupação com o ambiente online e a educação das pessoas, a luta contra notícias falsas envolve a proteção dos negócios, o futuro do jornalismo online e a credibilidade de marcas que se associam a esses espaços para divulgar mensagens publicitárias. Ou seja, engloba o ecossistema no qual se desenvolvem grandes players de tecnologia e mídia.

Recomendado para você:

Ri Happy lança campanha assinada pela WMcCann


google fact check

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

Além disso, verifique

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet

Produtos para pets e rações em promoção no Verão da Loja TatuPet TatuPet traz ofertas …

Enviar Menssagem
Estamos Online
Olá,
Entre em contato.