Serenata de Amor e Chokito estão ameaçados pela Nestlé?

Serenata de Amor e Chokito estão ameaçados pela Nestlé?

Serenata de Amor e Chokito estão ameaçados pela Nestlé?

Nestlé estuda possibilidade de interromper produção de chocolates renomados como Serenata de Amor, Chokito e Lollo. A decisão faz parte de acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para aprovar a compra da Garoto, após 15 anos das tratativas.

De acordo com informações divulgadas pelo Estadão, Nestlé não poderá vender marcas para concorrente de grande porte. Desta forma, Lacta está fora da lista, restando players menores como Arcor e Hersheys. O prazo para a venda dos ativos, plantas e marcas vai até outubro.

Apesar do pacote de venda negociado incluir chocolates como Serenata de Amor, Chokito, Lollo e Sensação, especula-se que, pelo menos outras seis marcas seriam negociadas. O comprador terá de ser apresentado ao Cade e aprovado pelo conselho antes da operação.

No entanto, o detalhamento dos ativos a serem vendidos está sob sigilo e Nestlé afirma que não pode comentar porque o processo está em andamento no Cade.

Negociação Nestlé e Garoto: caso emblemático

O histórico de negociação começou em 2002, quando Nestlé anunciou a compra da fábrica capixaba da Garoto. No entanto, após dois anos, a aquisição foi suspensa pelo Cade.

Nesse cenário, Nestlé não conseguiu concretizar a fusão, mantendo os ativos da Garoto separados. No ano passado, a empresa procurou o conselho para viabilizar soluções relacionadas à atuação e concorrência, culminando na proposta de interromper a produção de “marcas carro-chefe”.

Na época da aquisição, Nestlé era responsável por 34% de participação no mercado de chocolate do país, passando para 58% com a compra da Garoto, enquanto Lacta teria 33%. Ou seja, o mercado se manteve concentrado nas mãos de três empresas, mesmo 15 anos depois.

A questão reforça a importância das empresas estarem atentas aos seus ativos e à nova lei da concorrência que estabelece avaliação prévia dos negócios. Agora é aguardar a decisão final do Cade e o destino de marcas consagradas como Serenata de Amor, Chokito e Lollo.

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Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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