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ComScore: Panorama do mercado digital no Brasil

ComScore: Panorama do mercado digital no Brasil

ComScore apresenta dados sobre o mercado digital brasileiro na Set Expo. A feira (http://www.setexpo.com.br/), considerada o maior evento de broadcast e novas mídias da América Latina, foi realizada entre 29 de agosto e 01 de setembro, em São Paulo. Através de atividades que envolvem desde Conferências à Exposição de produtos e serviços, foram reunidos profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações, do setor audiovisual e da radiodifusão.

A seguir sinalizamos os principais insights sobre o cenário digital brasileiro (dados 2016) e possíveis pontos de contato com os internautas, a partir das explanações de Luciana Burger, diretora da ComScore Brasil:

  • O tempo de acesso aos dispositivos digitais mantém crescimento, com destaque para os dispositivos móveis (tablets e smartphones). Desde 2014, o índice triplicou, com o mobile todos os meses. Atualmente, o mobile reporta 67% do total de tempo navegado pelos brasileiros – os 33% restantes do tempo é consumido no desktop.
  • Porém, grande parte deste tempo dedicado no mobile é direcionado para aplicativos (60%). Isto indica que tanto o desktop quanto as demais telas estão perdendo participação no tempo digital, com  consequente redução no tempo de interatividade. Esse reflexo fica evidente em todas as faixas etárias, com exceção dos usuários com 55 anos ou mais que possui participação exclusiva no desktop.
  • Em contrapartida, 19% dos Millenials não utilizam desktop em nenhum momento. Entre o internautas nas faixas entre 18 e 54 anos, mais de 40% são multiplataforma. Como resultado, as audiências provenientes do mobile agregam cada vez mais para o contexto digital.
  • Em termos de sistema operacional, Android continua na liderança – corresponde a 83% do total de smartphones no Brasil. Porém, no mercado de tablets, a Apple mantém-se a frente com 53%. Já o Windows aparece na lanterna, com quase 6% no mobile. As marcas Samsung e Motorola são responsáveis por 67% do market share de dispositivos móveis.
  • A concentração de audiência entre os 10 principais gigantes no digital é replicado no mobile com 30% do tempo gasto. A predominância do mobile é indiscutível nas mais diversas categorias.
  • Com relação ao consumo de vídeos, YouTube (37%) e Facebook (13%) são os highlights, indicando o percurso estratégico da rede social que vem se preocupando cada vez mais com conteúdos audiovisuais. Com este domínio, a distância entre as demais colocações é grande. A Globo  aparece em 4º lugar com 2,7%e a Netflix começa a ser contabilizada no Top 10, reflexo de sua arrancada no mercado brasileiro.
  • No Brasil, somos 85,9 milhões de usuários de mídias sociais, carregando ¼ do tempo gasto na internet. Facebook e WhatsApp são os protagonistas, embora a liderança em tempo gasto pertença à primeira rede social.
  • No que diz respeito ao rádio mobile, o target demográfico com maior representatividade são os Homens entre 25 e 34 anos, na região Sudeste. O tempo de navegação no mobile mantém relevância, sendo um ponto de atenção para os profissionais de comunicação.
  • Em relação à categoria música de modo geral, o público é um pouco mais feminino (52%) e quase 70% dos interessados possui menos de 35 anos. Os usuários mobile gastam em média 1 hora e 36 minutos em sites de música.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

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